Horário de trabalho: Qual das polícias se enquadra mais ao seu perfil?

Policiais militares, policiais rodoviários federais e policiais penais, no geral, são obrigados a chegarem no local de trabalho no horário estabelecido. Policiais civis e [possivelmente] federais, não. Por que isso acontece?

Milhares de concurseiros sonham em seguir carreira policial, muitas vezes achando que as polícias são todas iguais. Mas na verdade, o dia-a-dia nas forças de segurança é completamente diferente nas corporações.

O horário de trabalho é um exemplo. As polícias ostensivas (fardadas), que geralmente funcionam em escalas de plantão, estabelecem um horário específico – 7h, 8h, etc. – para a chegada de seus membros aos postos de trabalho. Isso deve ser respeitado porque quem estava de serviço precisa entrar no período de folga.

Nas polícias investigativas isso praticamente não existe. A Investigação Criminal, pela natureza da sua função, não pode estabelecer um ‘horário x’ para começar ou encerrar o trabalho. Além disso, na PC e na PF não é comum o mecanismo de “uma equipe substituir a outra”. Cada setor começa e termina seu próprio trabalho, fazendo com que, no final das contas, esses policiais “façam seus próprios horários”.

Ambos os casos podem oferecer vantagens de desvantagens para o policial. Depende do perfil/objetivo de cada um.

Publicamos um vídeo no nosso canal, explicando mais detalhes dessa diferença marcante entre as polícias no Brasil.

Confira!   

Deixe um comentário