‘PANCADA’: Polícia Civil confisca mais de R$ 53 milhões de organizações criminosas no Ceará

A Polícia Civil do Ceará vem causando uma ‘quebradeira’ no crime organizado naquele estado. Durante os anos 2021 e 2022, a Polícia Civil cearense conseguiu confiscar mais de R$ 53 milhões em bens dos criminosos, convertendo parte desse montante para melhorar a estrutura da própria polícia.

A maior ‘fonte’ desse poderio financeiro está em veículos de luxo e contas/investimentos. A Polícia Civil investiga a origem desses bens, identifica a relação criminosa e pede o bloqueio ou confisco deles. Imóveis e dinheiro em espécie também foram ‘tomados’ das organizações criminosas.

De acordo com o delegado-geral da PC-CE, Márcio Gutiérrez, o trabalho consiste em “identificar, localizar e prender aqueles integrantes de alta hierarquia dentro dessas organizações criminosas, são aquelas pessoas que possuem o poder decisório. Paralelamente, atuamos na desestruturação desses grupos através da asfixia financeira, onde focamos no patrimônio que é auferido através das atividades criminosas. Desta forma, buscamos a expropriação desses ativos, bens, valores e a possível reversão para o Estado e o próprio combate ao crime organizado”, detalhou Gutiérrez.

O confisco alcançou carros, motos, casas, apartamentos, terrenos, pontos comerciais, valores em contas bancárias, aplicações financeiras, joias e até pagamentos de previdência privada. Uma parte desses bens é revertida para a Polícia Civil.

Deixe um comentário