Armas de fogo: Ferramenta do governo federal promete acelerar investigação de crimes

O governo federal promete acelerar o processo de elucidação de crimes envolvendo armas de fogo no Brasil. Isso será possível com o lançamento de uma ferramenta inédita no país, denominada Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB), que deverá ser instalada em todos os estados brasileiros até o final de 2022.

Os primeiros equipamentos já estão sendo destinados à Polícia Federal e aos estados de Goiás, Paraná, Espírito Santo, Pernambuco e Pará. A ferramenta consiste em criar bancos de perfis balísticos em cada unidade federativa, que serão interligados em rede nacional.

A tecnologia permite analisar imagens em alta definição, acerca de projéteis e estojos de munições encontrados em locais de crime. De acordo com o Ministério da Justiça, atualmente, essas análises são feitas de forma manual pelos peritos, por comparação visual, o que acaba levando muito tempo para a conclusão das perícias.  

Com o SINAB, a previsão é de que as análises periciais mais rápidas e a comunicação entre os estados possam contribuir de forma mais incisiva na investigação desses crimes.

Deixe um comentário