Relatório atribui a ‘motim da PM’ os fatores que aumentaram os homicídios no Ceará em 2020

O estado do Ceará foi o que apresentou o maior crescimento da taxa de homicídios no ano de 2020, segundo relatório publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o levantamento, o estado teve um aumento de 75,1% na taxa de mortalidade, em relação ao ano de 2019.

O documento é taxativo ao dizer que “isso ocorreu pela conjunção de fatores desencadeados pelo motim da Polícia Militar no estado, que desarranjou a cena local da criminalidade e as políticas públicas que estavam em curso e que faziam do estado um dos principais responsáveis pela redução da taxa nacional em 2018 e 2019”.

Em seguida, o relatório afirma que o movimento dos PMs acabou “dando margem para os planos de expansão do Comando Vermelho local”, que iniciou uma ofensiva contra facção rival naquele estado. “A violência, que estava contida, voltou”, diz o texto.

Sem explicações

No entanto, o mesmo relatório aponta que o estado do Maranhão apresentou um aumento de 30,2% nos índices de homicídio, seguido por Paraíba (23,1%) e Piauí (20,1%). Em ano de pandemia e com grande parte das pessoas sem sair de casa, os estudiosos não souberam explicar, exatamente, o que aconteceu com esses outros estados.

A greve da PM do Ceará foi em fevereiro de 2020.

Deixe um comentário