Dia 06 de agosto de 2025. A Polícia Civil da Paraíba deu início ao I Seminário Estadual da Polícia Civil (I Semepol), em Campina Grande, para o qual foram convidados diversos especialistas em matérias de combate às organizações criminosas. Um dos palestrantes foi o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público, promotor Octávio Neto, que, reiteradamente, enfatizou a integração com a Polícia Civil na desarticulação de grupos criminosos.
Em sua explanação, Octávio citou a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) e a Unintelpol – ambas da PCPB – como parceiras de primeira hora nessas investigações de alta complexidade. Enquanto a DRACO é um braço forte e técnico na ponta da lança nas operações, a Unintelpol atua em silêncio sepulcral, desvendando os rastros do crime e contribuindo fortemente para a localização de foragidos em qualquer metro quadrado deste país. Junto com o GAECO, esse trio tem feito ‘estragos’ dentro e fora da Paraíba.
Concomitantemente…
Ainda naquele 06 de agosto/2025, o influencer Felipe Bressanim Pereira, conhecido por ‘Felca’ – que tem mais de quatro milhões de inscritos no youtube – detonou uma ‘bomba’ ao denunciar conteúdos de cunho sexual publicados na internet, tendo como atores principais crianças e adolescentes, em uma espécie de reality show para menores de idade vivendo como se fossem adultos.
Felca produziu um vídeo de quase 50 minutos, mostrando vários exemplos de como pais, mães e outros adultos exploram o público infantojuvenil para ganhar dinheiro na internet. Na denúncia de Bressanim, o paraibano Hytalo Santos, 28 anos – que tem mais de sete milhões de inscritos no youtube – é apontado como um dos exploradores desse tipo de material. Enquanto o vídeo/denúncia de Felca fervilhava de visualizações em seu canal no youtube naquele 06 de agosto, o I Semepol esmiuçava aspectos da investigação criminal de alta complexidade.

Seis dias depois
Hytalo Santos já estava sendo investigando pelo Ministério Público da Paraíba desde o final de 2024. Mas o ‘vídeo-bomba’ de Felca balançou o Brasil e turbinou a apuração do caso por parte do MP. A Polícia Civil da Paraíba também entrou no circuito, ratificando o que seis dias antes o promotor Octávio Neto repetia com veemência para quase 700 policiais no Garden Hotel de Campina Grande.
Na quarta-feira, 13 de agosto, mandados de busca foram cumpridos em imóveis de Hytalo em João Pessoa. Coincidência ou não, o investigado “havia saído logo antes de carro, com muitos equipamentos eletrônicos”, segundo publicou o site Agência Brasil. Àquela altura, tudo indicava que Hytalo Santos pretendia fugir [talvez do país].
No rastro do crime
Apesar de Octávio Neto ter frisado bem o silencioso trabalho da Unintelpol/PCPB nas diversas investigações que realiza, pouca gente sabe que os policiais civis dessa unidade atuam como ‘almas’. Não têm cor nem rostos nem tom de voz. Não usam roupas nem viaturas caracterizadas e sequer portam armas em serviço. Quanto menos parecerem policiais, melhores resultados trarão para a segurança pública.
E enquanto o vídeo/denúncia de Felca aumentava suas visualizações desde o dia 06 de agosto; enquanto o assunto pautava a imprensa nacional e incendiava as redes sociais; enquanto o Congresso Nacional já discutia projetos de lei abordando o problema; as equipes da Unintelpol/PCPB interagiam com o GAECO e desbravavam fontes de informação estratégicas.
Até que, nessa sexta-feira, 15 de agosto, essa dupla [PCPB e GAECO] fortemente abraçada no I Semepol apontou para a Polícia Civil de São Paulo onde estavam escondidos Hytalo Santos e Israel Nata Vicente, marido do influencer. Eles foram presos pelo DEIC da PC paulista e estão à disposição do Poder Judiciário.
I Semepol
O I Seminário Estadual da Polícia Civil (I Semepol) foi realizado pela Delegacia-Geral da PCPB nos dias 06 e 07 de agosto no Garden Hotel, em Campina Grande. Além da hospedagem, refeições, coffee breaks, música ao vivo e momentos de descontração para os policiais, o evento ofereceu rica informação sobre investigação criminal, com palestrantes do mais alto nível.




