O estado que desequilibra o número de policiais mortos na região Norte

A região Norte do Brasil possui sete estados, mas apenas um deles apresenta um elevado número de policiais mortos em serviço ou de folga. Nas outras seis unidades federativas, essa indesejável estatística se mantém razoavelmente equilibrada.

Estamos falando do Pará, que em 2018 registrou 34 policiais (civis e militares) mortos em confronto quando em serviço, ou assassinados por algum motivo no horário de folga. Para se ter uma ideia, o estado da região que mais ‘se aproximou’ desse número foi o Amapá, com cinco casos em 2018.

O aspecto populacional e o tamanho do efetivo policial não podem ser evocados para este caso. No Amazonas, por exemplo, apenas dois policiais morreram em confronto no mesmo ano.

A boa notícia é que, em 2019, o Pará reduziu esse luto para 17 óbitos, o que ainda é um número muito alto diante dos registrados nos estados vizinhos de mesma região.

Os dados para o embasamento deste texto constam em relatórios do Ministério da Justiça e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Deixe um comentário