Papiloscopista é um dos cargos que compõem o corpo da Perícia Técnica no Brasil. Entre as suas atribuições estão a coleta de impressões digitais em locais de crime; comparação de impressões digitais em bancos de dados; reconhecimento de corpos sem identificação; entre outras.
No entanto, apesar da importância desse trabalho, cinco estados do Nordeste não têm papiloscopistas em seus quadros de servidores. Pelo menos é o que informa o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em estudo publicado em fevereiro de 2024.
De acordo com o FBSP, os estados nordestinos são Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. Além dessas unidades federativas, a figura desse profissional estaria ausente também no Acre, Amazonas, Espírito Santo e Minas Gerais.
Perícia Técnica
O estudo afirma ainda que as perícias técnicas dos estados totalizam 17.991 profissionais, sendo a maior parte deles composta por peritos (7.401), papiloscopistas (3.123) e médicos legistas (2.785).
Os demais 4.682 profissionais da área estariam distribuídos em carreiras como desenhista técnico pericial, fotógrafo técnico pericial, auxiliar de necropsia, entre outros.
