TEMPORÁRIO: Inscrições abertas para cargo de Agente Penitenciário em Minas Gerais

Nada menos do que R$ 5.097,15 é a remuneração oferecida pelo estado de Minas Gerais, no Processo Seletivo Simplificado (PSS) em andamento para o cargo temporário de Agente de Segurança Penitenciário. As inscrições custam R$ 44,95 e vão até o dia 25 de agosto. A empresa responsável pelo PSS é a Fundação Getúlio Vargas.

Ao todo, são 3.506 vagas oferecidas, sendo 2.953 para candidatos do sexo masculino e 553 para feminino. O edital deixa claro que, por se tratar de um PSS, a contratação dos aprovados nos exames será por um período de até dois anos, no máximo. Ou seja, não gera vínculo empregatício com o estado.

Os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos e Ensino Médio completo. A aplicação das provas objetivas deve acontecer no dia 09 de outubro, e o exame psicotécnico está previsto para 04 de dezembro. A relação definitiva dos aprovados só deve sair no dia 23 de janeiro de 2023.

Atribuições

Apesar do caráter temporário, as atribuições do agente de segurança penitenciário são basicamente as mesmas realizadas pelos policiais penais, tais como garantir a ordem e a segurança no interior dos estabelecimentos prisionais; realizar buscas periódicas nas celas; realizar revistas nos familiares e visitantes dos presos; conduzir presos à presença de autoridades e profissionais das áreas técnicas; dentre outras.

Conteúdo programático

As provas objetivas do PSS exigem conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa, Noções de Direito, Direitos Humanos, Legislação Especial e Raciocínio Lógico, num total de 70 questões distribuídas entre essas disciplinas.

Deixe um comentário