A Polícia Civil apresenta mais casos de suicídio do que a Polícia Militar. A conclusão é de um estudo realizado no estado de São Paulo, em 2019, pela Ouvidoria de Polícia em parceria com o Conselho Federal de Psicologia e o Conselho Estadual de Psicologia.
De acordo com os dados, as duas polícias somaram 57 casos de policiais que tiraram a própria, entre os anos de 2017 e 2018. Foram 36 mortes na Polícia Militar e 17 na Polícia Civil. Como o efetivo da PC é bem menor do que o da PM, a taxa de mortes na corporação civil ficou em 30,3 óbitos, ao passo em que a da PM contabilizou 21,7.
“Isso torna o suicídio um problema ainda mais grave na Polícia Civil paulista”, declarou o portal ComCiência, revista eletrônica de jornalismo científico que abordou o assunto.
Na publicação, o texto faz questionamentos do tipo “Como esse profissional é tratado internamente?”; “Como é a relação com seus superiores?”; “Ele se sente valorizado pela sua instituição?”
Outros estados
Lembrando que o estudo faz referência apenas ao estado de São Paulo. As corporações das demais unidades federativas bem que poderiam seguir o exemplo e avaliar com mais precisão a saúde mental dos seus membros.